No dia 9 de abril a turma de Cerveja Artesanal aprendeu bastante sobre cerveja. Foi o dia inteiro com o
cervejeiro Leonardo Botto. Mas o resultado está confirmado a cerveja produzida durante o curso ficou no ponto. No dia 27 de junho a Barley Wine será degustada pelos alunos e convidados.
Foi um longo período de espera por que assim exigia este estilo de cerveja. O cuidado foi grande até o embarrilhamento.
Segundo o BJCP:
Aroma - Muito rico e de maltado bastante pronunciado, frequentemente com um aroma típico de caramelo. Aromas frutados de moderado a forte, geralmente de caráter de frutas secas. Aroma de lúpulo inglês, variando de brando a assertivo. Percepção aromática de álcool de baixa à moderada, nunca severo, quente ou lembrando solventes. A intensidade destes aromas usualmente deixa de estar pronunciados conforme o envelhecimento ocorre.
Aparência - Cor pode variar de um dourado rico a um âmbar bastante escuro ou mesmo marrom enegrecido.
Sabor -Forte, intenso, complexo, com múltiplas camadas de saboresde maltes que lembram desde pão e biscoito até nozes e frutas oleoginosas (avelã, castanha, amêndoa, etc.), queimado profundo, caramelo enegrecido, caramelizado e/ou melaço. Adocicado de malte no paladar de moderado a alto, ainda que a sensação final possa ser de moderadamente doce a moderadamente seco (dependendo do envelhecimento). Alguns aromas oxidativos ou avinhados podem estar presentes, frequentemente, sabores complexos de álcool devem estar evidenciados
Agora é a hora de testar isso tudo. E quem tem medo de BJCP? Podemos garantir que será um ótimo encontro.
Até lá! Será no Biermarkt e às 19:30 abriremos os trabalhos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário