Eu sou do tempo da bala Soft e do Kichute. Esse negócio do politicamente correto é de agora. Separar lixo e ficar de consciência pesada por escovar os dentes com a torneira aberta são imposições deste tempo atual para minha geração. Etilômetro (nome bonito pro bafômetro) acho que nem existia quando o retorno para a casa era tenebroso.
Nessas noites a cerveja pedida era a mais gelada e o Lourival fornecia o produto. Mas eu sou do tempo do Lourival com o Iba, figura que não deixava faltar aos nossos copos. A nostalgia é grande, mas tive a possibilidade de retornar ao Lourival. Um Lourival sem o Iba, mas ainda o Lourival. Continua no mesmo lugar da 24 de outubro e um tempo atrás já tinha me surpreendido com a inclusão (agora tudo é inclusivo) de rótulos de cervejas variados e de qualidade. Agora o Lourival vai mais adiante e lançou a sua marca própria de cerveja. Uma iniciativa arrojada do seu proprietário Leandro Rodriguez.
Sempre que um bar ou restaurante se lança na empreitada de cervejas especiais torço pelo seu sucesso. Como sommelier de cervejas eu também lanço um olhar crítico para esse novo ponto de divulgação da democracia pela boa cerveja. O mercado ainda não está... vamos dizer... politicamente correto com o “novo mundo” das cervejas especiais. Eu como consumidor também mudei, as cervejas não devem vir estupidamente gelada e a exigência é maior pela qualidade do produto e do serviço. As informações devem educar (não tô falando? até para a cerveja se educa hoje) corretamente o consumidor deste produto que ainda desconhece as novas possibilidades de aroma e sabor. Um caminho longo teremos para um rumo mais acertado com o produto de cervejas especiais, existe muito trabalho a ser feito.
Voltando ao Lourival podemos dar os parabéns a sua nova cerveja puro malte produzida pela catarinense Saint Bier de Forquilinha. As garrafas tipo “litrão” são boas para dividir na mesa como os fartos pratos servidos no bar. Um “botecão”, como se autodenomina, para conversar com os amigos e beber boas cervejas, continua essa a essência do Lourival. São 58 anos de história e com fôlego para muitos tantos com projetos de expansão na distribuição da sua cerveja e franquias como exigem os novos tempos da economia.
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