10 passos para a degustação profissional

Após testar e treinar os seus sentidos talvez os degustadores queiram ir mais longe. Nesse período em que observamos avaliadores de concursos de cerveja fazendo maratonas de degustação a pergunta que fica é: Estão preparados?


Não adianta ser degustador de mesa de bar. Se empanturrar de comida e bebida com os amigos e depois ir para uma sessão de avaliação de um concurso. Entende-se que os juízes normalmente não são pagos e que a organização do concurso não consegue exigir o profissionalismo necessário.
Para quem não está acostumado com esse ritual de um profissional pensa que é frescura e loucura do vivente. Quem se interessar aí estão as dicas para cuidar do seu aparelho julgador e de seu treino PROFISSIONAL. Essas dicas são para avaliar qualquer bebida.

1 Prepare o seu local de degustação, sempre o mesmo.
Sem cheiros fortes e luz suficiente para observar o líquido no copo. Se o local for de um concurso exija essa condição para começar a degustação.

2 Prepare o copo, limpo e se possível use um ISO, e gele corretamente a cerveja. Sirva pequenas amostras no copo.
copo ISO

3 Deguste sempre na mesmo horário. Para cada período do dia o seu sensorial vai se comportar de uma forma. Assim fica de seu conhecimento o que acontece com o seu corpo em qualquer horário que estará julgando. Se não for em concursos fique com o horário que é mais confortável e mude de vez em quando.

4 Se é fumante, continue fumante. Algumas horas (talvez uma ou duas) antes do período de degustação diminua a quantidade de cigarros. O seu aparelho sensório já se acostumou assim, não mude ou terá que se adaptar por longos meses.

5 Antes de degustar evite o fumo, bebidas e comidas fortes
Nem precisa falar em não degustar profissionalmente após uma noite de extrapolar no álcool e estar de ressaca.

6 Beba um copo de água 10 minutos antes. Durante a degustação não exagere na água, pequenos goles para refrescar já bastam.

7  Prepare o paladar com um pequeno gole de água com gás. Não tome café.

8 Visualize o copo e após comece com o nariz. Não gire o copo na primeira vez. Gire e coloque novamente no nariz. Nas primeiras amostras demore um pouco mais com o nariz. Comece com um bem pequeno gole e nas primeiras amostras vá bem devagar. Você está aquecendo. Fora de concursos pense em ir devagar e repetir após alguns minutos no mesmo copo.

Converse (mentalmente hehehe) com a cerveja (ou outro) em todos os goles e respire. Respire. Conversar (com as pessoas) menos e respirar mais. Se estiver sozinho desvie o olhar do copo que está na mesa e respire.

10 Anote suas sensações com seu jeito e adquira símbolos subjetivos mentais e gráficos próprios para essas suas sensações. Depois vá para as notas e protocolos de concursos. Se estiver exausto dê um tempo. Comer uma cracker sem sal e aproximar o nariz de um pote com pó de café podem ajudar a se restabelecer. Se não puder continuar por qualquer motivo solicite a sua substituição.

Um abraço e sejam cada vez melhores!
Leia também as 7 maneiras de se tornar um degustador melhor


Nenhum comentário:

Postar um comentário